Existe diversos tipos de sirene industrial ou sirene de emergencia industrial instaladas atualmente nas fábricas de diversos segmentos. Elas são indicadas para as mais variadas aplicações, que vão desde plantas industriais (adequações de alerta em relógios de ponto, alarmes de incêndio, evacuações de áreas, indicativo sonoro em pontes rolantes, quartéis de bombeiros, aplicações militares diversas, pedreiras, terminais marítimos, canteiro de obras, escolas, praças de pedágios, aeroportos, aplicações metro ferroviárias, agências bancárias, presídios) e/ou projetos pontuais, que vão da atuação em áreas de risco ao simples controle de caixa d’àgua, entre outros.
Podendo ser acionada remotamente via CLPs, botoeiras, quadros sinóticos, centrais de alarme, etc, a sirene industrial se torna um equipamento extremamente versátil e necessário para sinalizar situações de emergência e situações em que necessitam chamar a atenção das pessoas e funcionários de uma planta industrial.
1 – Tipos de Sons de uma Sirene Industrial
Os sinais sonoros de uma sirene industrial podem ser divididos em quatro tipos diferentes:
• Sinos
• Buzinas e campainhas
• Sirenes motorizadas
• Sirenes Eletrônicas.
Sino
Os sinos consistem em uma sirene industrial em formato de cúpula de metal ou gongo que é tocado repetidamente por um êmbolo de metal ou martelo, localizado no interior da cúpula. O êmbolo é acionado por um pequeno motor ou mais comumente por um solenoide. Possui a vantagem de um produzir um som bem distinto com baixo consumo de corrente e baixo custo.
Buzina ou Buzzer
A buzina ou buzzer emite um som vibrante produzido por um diafragma de metal que é movimentado por uma bobina energizada eletricamente ou com ar comprimido. O som ainda pode ser atenuado utilizando-se uma trombeta. No entanto, este tipo de sirene industrial é limitada a baixas frequências (geralmente abaixo de 500Hz). Níveis de som altos com baixo consumo de energia são possíveis com a utilização de buzinas de ar comprimido.
Sirene Motorizada
As sirenes motorizadas consistem em um cilindro contendo uma fenda que é acionado por motor ou rotor, que gira dentro de uma caixa com ranhuras. O ar então é puxado através do centro do rotor e é expulso através das ranhuras na caixa gerando o som.
As sirenes motorizadas estão disponíveis desde tamanhos muito pequenos até muito grandes, com a frequência do som tendendo a diminuir a medida que o tamanho da sirene industrial aumenta. As sirenes motorizadas possuem a vantagem de produzir um som distinto que pode ser variado ligando-se o motor e desligando em intervalos curtos para produzir um som diferenciado.
No entanto, possuem a desvantagem por apresentar um alto consumo de corrente e geralmente possuírem menor tempo de vida útil.
2 – Alcance e Intensidade Sonora de uma Sirene Industrial
Na Figura abaixo, podemos visualizar dois gráficos que mostram o alcance (A) e a intensidade sonora (B) de uma sirene de emergencia industrial:
2.1 – Alcance da Sirene Industrial
Podemos medir o som, no entanto, não há medições precisas quando falamos em alcance sonoro pois, existem inúmeros fatores que interferem nas medições, como o tipo de som, velocidade e direção do vento, chuva, nevoeiro, obstáculos físicos ou topografia do terreno.
De forma básica, quanto maior a distância, menos será perceptível o som de uma sirene. Assim, é possível traçar um gráfico fazendo uma correlação da pressão sonora (em decibéis) x a distância a fim de analisarmos uma sirene industrial de mercado quanto a sua eficiência sonora.
2.2 – Intensidade de uma Sirene
Devido a grande faixa de intensidades ao qual o ouvido é sensível, torna-se mais conveniente utilizarmos a escala logarítmica para representar o nível de intensidade sonora.
Referências: https://www.mechtric.com.au/wp-content/uploads/2016/05/INDUSTRIAL-SIRENS-AND-SOUNDERS.pdf