Os veículos de emergência são os mais importantes existentes em uma cidade. É provável que você já tenha visto a tinta vermelha brilhante de um caminhão de bombeiros ou as sirenes estridentes de um carro de polícia passando a toda velocidade.
É óbvio que esses sinais e sons não são por acaso, sendo eles destinados a solicitar passagem para os motoristas, ciclistas e pedestres que estão próximos.
Os veículos de emergência são equipados por empresas de tecnologia em sinalização e software que implementam as ferramentas e tecnologia necessárias para que uma viatura possa responder adequadamente a situações de emergência e de risco de vida.
Embora o caminhão de bombeiros e o carro da polícia sejam os tipos mais óbvios de veículos de emergência, também existem outros de acordo com as necessidades de emergência.
Abaixo, apresentamos uma visão geral das 3 categorias principais de veículos de emergência e como eles se diferem entre si
1 – Veículos de Polícia
Os veículos de aplicação da lei no Brasil são utilizados para diferentes funções: ronda e monitoramento das vias públicas, serviços especiais de investigação e combate ao crime, apreensão e transporte de criminosos, escolta de autoridades e garantia da segurança pública.
Uma viatura de polícia é equipada com barra sinalizadora no teto de veículo, rádios de comunicação, sirene e módulos de LEDs na dianteira, traseira e laterais dos veículos. É comum estes veículos de emergência possuírem grafismos diferentes, dependendo do município, estado ou país pois, cada corporação define a forma pela qual o veículo será caracterizado (cores, textos e emblemas).
2 – Veículos de Combate a Incêndios
Um combatente de incêndios ou carro de bombeiro, descreve qualquer veículo que foi equipado para combate a incêndios. Esses tipos de veículos de emergência são altamente customizados com base na especificidade da aplicação e da função de cada um. Os Bombeiros precisam ser altamente visíveis para que durante uma emergência todos possam visualizar a condução – daí a cor vermelha brilhante signatária dos caminhões e carros de bombeiros.
3 – Veículos Médicos de Emergência
Veículos de emergência médica normalmente transportam pacientes de um local de emergência para um centro de saúde ou hospital, mas transportam também: Paramédicos e outros socorristas ao local de uma emergência.
Por esse motivo, um fornecedor de veículos táticos equipará esses veículos com luzes de advertência e sirenes. As ambulâncias se diferenciam pelas funções e pessoas que transportam a citar:
- Viatura tipo A: Faz remoções simples e é capaz de transportar o próprio motorista e 1 técnico de enfermagem;
- Viatura tipo B: Realiza o transporte de pacientes com risco de vida e é capaz de transportar o próprio motorista e 1 técnico de enfermagem;
- Viatura tipo C: É utilizada para o resgate e atendimento de vítimas de acidente e deve ser capaz de transportar o próprio motorista, 1 técnico de enfermagem e 1 enfermeiro;
- Viatura tipo D: É utilizada para o transporte de pacientes de alto risco e que necessitam de cuidados intensivos devendo ser capaz de transportar o próprio motorista, 1 técnico de enfermagem e 1 médico;
- Viatura tipo E: O tipo é diferentemente dos demais é uma aeronave (helicóptero) utilizada para transporte inter-hospitalar e dotada de equipamentos médicos;
- Viatura tipo F: Embarcação destinada ao transporte de paciente por via marítima ou fluvial.
Procurando Equipar a Frota de Veículos de Emergência?
A Mobisig oferece a experiência e os recursos necessários para garantir que sua frota esteja equipada com o que há de mais moderno em tecnologia e equipamentos de emergência. Para todas as suas necessidades de veículos de emergência, ligue hoje mesmo para a Mobisig. Como competentes fornecedores de veículos de emergência – ficaremos felizes em ajudar!
Referência: https://en.wikipedia.org/wiki/Emergency_vehicle