9 Tipos de Moto de Polícia Pelo Mundo

Com imagens de filmes como “O Juiz (2012)” e “RoboCop (2014)” armazenadas em nosso inconsciente coletivo, provavelmente não é surpresa que muitos de nós tenhamos expectativas completamente distantes e irreais sobre como deveria ser uma moto de polícia do século 21.

Poderíamos imaginar que Alex Murphy possuiria a máquina de polícia mais impressionante do mundo, mas não é bem assim.

Figura: Moto de policia do Filme Robocop (2014)

A verdade é que atualmente há uma grande variedade de motos de polícia em circulação destinadas ao combate do crime que são capazes de deixar qualquer um boquiaberto.

Sendo assim, reunimos neste artigo vários exemplos de moto de polícia em operação por todo o mundo. Nenhuma delas se parece com a belíssima máquina em que o oficial Murphy está montando abaixo, mas apostamos que elas também podem perseguir os bandidos tão bem quanto nos filmes.

Neste artigo você poderá verificar os modelos recentes de cada fabricante bem como outros tipos de moto de polícia reconhecidas ou elogiadas por cada fabricante em um passado não muito distante.

Você também encontrará tipos de moto de polícia exclusivas, que não foram originadas de grandes fabricantes como o modelo da Victory Police Motorcycles LLC e Enforcement Motors.

Teremos também informações de desempenho de cada moto de polícia devido ao excelente trabalho que atualmente duas agências nos EUA fazem todos os anos de testar uma a uma, toda moto de polícia antes que a mesma entre em operação.

Neste sentido, são realizados os seguintes testes: frenagem, aceleração, dinâmica do veículo, eficiência de combustível e ergonomia. Após estes testes realizados, os resultados são analisados e publicados.

Nos últimos anos, BMW, Harley, Honda, Moto Guzzi, Yamaha e até mesmo a Victory participaram dos testes mas apenas três fabricantes de motocicletas participaram da bateria de testes MSP de 2020: BMW, Harley-Davidson e Yamaha.

O Nascimento do Veículo Policial Sobre 2 Rodas

Figura: Harley Davidson 7-A

Você ficaria surpreso ao saber que a Harley-Davidson foi a primeira fabricante de motocicletas a vender uma unidade para o departamento de policia dos USA? Isso aconteceu no departamento de polícia de Detroit em 1908 de acordo com os arquivos da fabricante Harley Davidson.

Na foto abaixo está um modelo 7-A de 1911 usado pelo departamento de polícia de Berkeley, Califórnia ao qual se atribui a criação de uma das primeiras unidades de patrulha motorizada oficial dos Estados Unidos.

1 – Harley Davidson – Moto de Polícia

FLHP, FLHTP, XL 883

A Harley-Davidson ofereceu para o ano de 2020 três modelos classificados como moto de polícia: a 1.868cc FLHP Police Road King, FLHTP Police Electra Glide e a Sportster Iron 883 883cc.

Embora outros modelos de motocicletas também tenham sido usados ao longo dos anos e é comum ver muitas versões antigas de cada um dos modelos acima ainda em uso.

Como é de se esperar, as mais novas motos de policia são equipadas com os recursos eletrônicos mais recentes da Harley Davidson como o RDRS (Reflex Defensive Rider Systems) e o HD Connect, ambos movidos por um motor Milwaukee-Eight 114 refrigerado a óleo que promete produzir 166,77 Nm (Newton-metro) de torque.

A 2020 FLHP Road King pesa cerca de 380 quilos, enquanto a 2020 FLHTP Electra Glide pesa cerca de 382 quilos (com mais equipamentos policiais opcionais).

É possível ver estes modelos cruzando muitas cidades e vilas ao redor do mundo mas é mais comum encontrá-las em toda a América do Norte e Canadá, tanto em grandes áreas metropolitanas quanto em pequenas comunidades.

2 – BMW Motorrad – Moto de Polícia

Figura 2: BMW R1250

R 1250 RT-P; F 850 ​​e F 750 GS-P

Há uma década atrás, a BMW afirmava ser a maior vendedora de moto de polícia no mundo com 100.000 de suas motos sendo colocadas em operação pela polícia em mais de 150 países. Atualmente a marca ainda possui uma presença enorme na aplicação da lei, sendo a BMW R 1200 RT-P e a R 1250 RT-P as motocicletas mais comuns nas frotas policiais em todo o mundo .

O modelo mais novo adiciona as opções de ajuste de suspensão eletrônica, controle de tração, modos de condução e guidão aquecido entre outros recursos desejados. Como modelo padrão, a 1250 RT-P vem com um flat twin de 1.254 cc de 136 cv e oferece todos os tipos de opções para porta-armas, equipamento de radar e muito mais.

A moto de polícia também recebe um sistema completo de iluminação de emergência, incluindo luzes de queda e de beco, sistema de troca de guidão e gerenciamento de energia para acessórios.

A R 1200 RT-P foi apresentada na regravação do filme “CHiPs 2017”. Existem atualmente vária unidades da RT e F 750 e F 850 ​​GS- P operando em serviço constante na América do Norte, Grã-Bretanha, Alemanha, Eslovênia, Escandinávia e assim por diante.

3 – Honda – Moto de Polícia

Figura 3: Honda ST1300PA

ST1300PA, ST1100, Africa Twin

O popular Honda ST1100 Pan-europeu ainda é amplamente utilizada em todo o mundo como moto de polícia, mas atualmente o modelo ST1300PA está conquistando os policiais.

Com um motor V-4 compacto de 1.261 cc montado longitudinalmente a fim de proporcionar máxima eficiência, um baixo centro de gravidade para um manuseio mais fácil em baixa velocidade, um guidão customizado, velocímetro de patrulha e suportes de montagem.

Um ajustador remoto de pré-carga facilita a alteração das configurações da suspensão e o assento é ajustável em três posições. Os bagageiros integrados com trava possuem capacidade para 35 litros cada e uma tampa traseira especial com um rack oferecem capacidade de carga adicional.

ABS, um para-brisa ajustável e motorizado e o tanque de combustível de seção dupla de 30 litros completam a lista de características desejáveis. Este modelo é a escolha padrão para a Malásia e países vizinhos.

Claro que você encontrará o modelo ST1100 rodando em lugares como Escócia e Austrália Ocidental, enquanto o modelo VFR800P pode ser encontrado sendo utilizado pelas forças policiais japonesas, mais comumente para treinamento. O CBX750s já foi visto em uso em Gibraltar e no Uzbequistão, bem como CBX500s e até mesmo Gold Wings.

4 – Kawasaki – Moto de Polícia

Moto de PolíciaFigura 4: Kawasaki de Polícia KZ1000P

KZ1000P, Concours 14P

Sem dúvida muitas pessoas devem estar familiarizada com o KZ – KZ1000P e KZ900 C2 da Kawasaki que foram verdadeiras lendas em seu próprio tempo graças aos papéis principais na série POLICE COMRADE “CHiPs” (1977-1983).

O KZ-P foi a versão policial da Kawasaki KZ1000 de 90 HP refrigerada a ar e foi produzido em Lincoln, Nebraska, por quase 25 anos (1981 a 2005) – uma prova de sua alta durabilidade.

Antes das motos de polícia que ficaram famosas por Ponch e Jon serem descontinuadas em 2005, as P-series Police Specials ofereciam pneus run-flat, caixas laterais, uma carenagem de fibra de vidro distinta com luzes de perseguição e pára-brisa, estribos dobráveis ​​e um sistema de carregamento maior do que o encontrado na versão civil.

Então, em 2009, o Concours 14 de quatro cilindros (a.k.a. 1400GTR) apareceu e após as melhores pontuações no teste de Michigan, chamou a atenção de vários departamentos de polícia.

O 1400GTR básico era adequado para o serviço policial, com um motor de 1.352 cc que oferecia 153 cv e135,58 Nm (Newton Metro) a 6.200 rpm e uma velocidade máxima declarada de mais de 270 km/h (dependendo das modificações).

As unidades policiais não foram mais fabricadas diretamente pela Kawasaki, mas modificadas por empresas dedicadas a transformação de veículos.

Infelizmente, a Kawasaki saiu do mercado policial em 2012 (pelo menos nos EUA) após uma série de falhas elétricas no Concours.

Ainda assim, vimos muitos outros Kawasakis modificados sendo usados ​​em todo o mundo para tarefas policiais, principalmente o Versys e o Ninja 650.

5 – Moto Guzzi

Figura 5: Califórnia 1400 ABS

California 1400 ABS, Norge 1300 ABS

Quatro décadas após sua primeira aparição histórica com o LAPD nos anos 70, Guzzi voltou ao mercado de motocicletas da polícia dos Estados Unidos com mais um modelo: o California 1400 Touring ABS (assim como o Moto Guzzi Norge 1300 ABS).

O modelo original Califórnia ficou famoso por ter sido projetado sob demanda para a Divisão de Trânsito do Departamento de Polícia de Los Angeles para substituir os V7s do departamento e passou a funcionar na década de 1970 como uma moto de polícia.

O California 1400 passou por um redesenho completo em 2014 passando a apresentar um desempenho tão bom no teste do veículo em Michigan em 2013 que a empresa-mãe, Piaggio decidiu reintroduzi-lo no mercado voltado a  polícia dos EUA.

Também trouxe o Norge, mais rápido, destinado a competir no segmento de patrulha rodoviária de acordo com um porta-voz da Moto Guzzi: “O Norge seria mais adequado para aplicações de patrulha rodoviária estadual, onde eles têm a necessidade de viajar em alta velocidade por um longo tempo”.

Não podemos afirmar se algum departamento policial dos EUA atualmente emprega Guzzis em suas frotas, mas eles estão em uso por frotas policiais na Europa e no Oriente Médio.

6 – Yamaha – Moto de Polícia

Moto de PolíciaFigura 6: Yamaha FJR1300P da Polícia de Tóquio

FJR1300P, XJ900P, XJ600P, XV250P

A mais nova moto policial da América é feita pela Yamaha, que entrou no mercado de moto de polícia dos EUA em 2018, preenchendo o buraco deixado pela Kawasaki com a FJR1300P em linha na época.

O FJR1300P é uma versão policial do modelo padrão FJR1300 e tem muitos dos mesmos recursos, exceto pela suspensão ajustável eletronicamente. A moto é movida por um DOHC de quatro cilindros em linha de 1.298 cc com 16 válvulas e uma transmissão de seis velocidades para transferir potência auxiliada por uma embreagem multiplate auxiliar e deslizante.

O motor leve refrigerado a líquido tem 145 hp capaz de produzir 8.000 rpm e 102 libra-pés de torque a 7.000 rpm. A moto é configurada com um tanque de combustível de 25 litros e iluminação em LED, bem como ABS, controle de tração, controle de cruzeiro e mapeamento ajustável do motor.

Para maior conforto, o FJR1300P oferece ajustes de altura do assento do piloto e guidão, bem como um pára-brisa ajustável eletronicamente. Outros recursos incluem viseiras articuladas, defletores de vento, protetores de motor e uma caixa de rádio montada na parte traseira; a iluminação policial pode ser configurada através do revendedor e adicionada de fábrica. Este modelo é amplamente utilizado na Europa, incluindo Alemanha, Reino Unido, Japão e França.

A Yamaha também oferece uma seleção robusta de outros tipos de moto de polícia em seu site global, com os modelos XJ900P, MT09TR e XJ6SAP. Há até uma versão 250cc baseada no Virago, o XV250P com carburador e refrigerado a ar.

Desde sua estreia em 1999, milhares de XJ900s foram adotados como moto de polícia por departamentos policiais em quase 40 países. Embora o modelo esteja ficando defasado (ainda é carburado, resfriado a ar e funciona com cinco marchas), você ainda encontrará esta motocicleta sendo utilizada por autoridades indonésias e outras autoridades asiáticas.

7 – Zero Motorcycle

Figura 7: DSRP da Zero Mortocycles

DSRP, FXP

Os tempos estão mudando, e já há no mundo uma motocicleta elétrica de prontidão para perseguir os bandidos em uma eventual necessidade. No final de 2018, mais de 100 unidades policiais começaram a utilizar moto de polícia elétrica Zero e entendemos que haverá mais por vir.

A Zero Motorcycles oferece dois modelos para o uso policial: o DSRP e o FXP. Os benefícios da eletricidade são óbvios: as motos são incrivelmente silenciosas e podem transitar em terrenos pavimentados ou não com muita facilidade.

Também são livres de exaustão e praticamente não precisam de manutenção. Mas também existem desvantagens e uma delas é que caso a moto de polícia tenha que entrar em perseguição em alta velocidade (144 km/h por exemplo), sua bateria pode se esgotar em apenas 96 km.
Então, por enquanto, elas são mais utilizadas ​​como viaturas urbanas e em operações de curtas distâncias.

Falando em características técnicas, a DSRP oferece 157,27 Nm (Newton Metros) de torque e 70 cv e pode rodar em ambientes urbanos até 315 km com apenas com uma carga.

O FXP é mais compacto e ágil do que o DSRP e é mais adequado para áreas densas e populosas, embora seu motor produza 46 cv com menos força e 105,75 Nm (Newton Metros) de torque, oferecendo autonomia para a moto de até 141 km com apenas uma carga.

O FXP pode ser mais leve, mas o DSRP ainda é provavelmente o modelo policial mais popular da Zero. Nos últimos anos, a fabricante Zero também aumentou a capacidade e o alcance da bateria na maior parte dos seus modelos e lançou uma nova opção de carregador de alta velocidade que acelera o tempo de carregamento.

8 – Victory – Moto de Polícia

Moto de PolíciaFigura 8: Moto Victory Commander 1

Commander I e II

Embora a Victory tenha acenado sua saída do mercado em 2017, antes disso ela conseguiu dar um forte empurrão no mercado de viaturas enquanto ainda estava em operação.

De aproximadamente 2007 até o seu desaparecimento, os modelos Commander I e Commander II tiveram suas versões Cross Country e Cross Roads adaptadas para o uso policial e testados em Michigan e Los Angeles, sendo posteriormente adotadas por vários distritos menores. Cada Commander possuia um motor de 1.731 cc com 97 cv.

9 – HoverSurf – Moto de Polícia

Moto de PolíciaFigura 9: Hoversurf S3 Scorpion Hoverbike

S3 Scorpion Hoverbike

Você certamente ficaria surpreendido em ter um vislumbre desta moto de polícia em seu retrovisor. A polícia na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, espera implantar várias dessas hoverbikes elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) até 2020 como uma forma de permitir que oficiais e socorristas cheguem a áreas de difícil acesso. A decolagem e o voo são proporcionados por ventiladores elétricos e hélices, e uma bateria de lítio-manganês e níquel permite que a hoverbike voe por apenas 10 a 25 minutos com apenas um piloto a bordo.

O Hoversurf Monocoque de 115 Kg é limitado a uma altitude de 5 metros acima do solo, com velocidade máxima limitada a 96 km/h, portanto, há limitações óbvias e, sim, eles estão disponíveis para venda para qualquer pessoa que queira adquirir o modelo desde que sejam desembolsados $150.000.

Referência:
cycleworld
Carlos Moura

Carlos Moura

Deixe um comentário

Sobre Nós

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Posts recentes

Página do Facebook

Mais Vistos

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Abrir Conversa
Precisa de Ajuda?
Atendimento MOBISIG
Para agilizar seu atendimento, por favor preencha os campos abaixo.

CONSULTE TAMBÉM NOSSAS PROMOÇÕES!

CNPJ:
Nome da Empresa:
Seu Nome:
Segmento:
Email:
Indústria/Tipo:
Revendedor ou Prestador de Serviço:
Produto do seu Interesse: