Você sabia que existem diretrizes para especificar a sinalização e demais componentes para veículos especiais? Saiba neste artigo, como funcionam os critérios e o significado de cada cor de sinalização aplicada em veículos especiais (viaturas, ambulância e bombeiros).
Em 1978, um relatório publicado do National Bureau of Standards (agora conhecido como National Institute of Standards and Technology) pertencente aos Estados Unidos, forneceu uma visão geral do estado e função das luzes de advertência para veículos de emergência, incluindo o giroflex da polícia.
Naquela época, havia uma discussão em andamento sobre ter diferentes padrões de flash para sinalizar diferentes ações a serem tomadas por um motorista. O relatório sugeriu não mais do que três ou quatro sinais diferentes com o intuito de evitar uma porcentagem significativa de reações atrasadas ou incorretas por parte dos motoristas.
Estes sinais incluíam: Um padrão indicando algo incomum à frente; outro indicando que um veículo de emergência estaria se aproximando, outro solicitado preparar-se para desacelerar ou parar e finalmente um para indicar que algo estaria fora da estrada e que o motorista deveria diminuir a velocidade ao passar.
O relatório da NBS também listou três tipos de luzes de emergência disponíveis na época: rotativas, oscilantes e piscando sendo que atualmente as luzes oscilantes e giratórias foram amplamente substituídas por LED e luzes estroboscópicas em veículos especiais.
De acordo ainda com o relatório, foi descrito que três elementos principais afetam os veículos de emergência e a refletividade das luzes: cor do veículo, refletividade do veículo e a luz de emergência em si. Uma revisão das pesquisas, relatórios e dados disponíveis indica que a maioria das informações disponíveis dizem respeito à iluminação com o mínimo de informações disponíveis sobre a cor. Vejamos então algumas observações:
1 – Cor dos Veículos
Figura 1: Dois carros de polícia de cores distintas
Devido ao advento de opções de iluminação melhores e mais visíveis, pouca pesquisa foi feita sobre cor do veículo. Uma crença comum é a de que os primeiros carros produzidos em massa vieram apenas em branco ou preto e a produção subsequente de veículos especiais “preto e branco” os diferenciaria dos civis.
Posteriormente, a adição de iluminação de emergência eliminou a necessidade de cores compensadas. Ao contrário das luzes de emergência limitadas e menos eficazes de décadas atrás, as luzes de emergência de hoje e as marcações retro refletivas eliminaram a necessidade de esquemas de pintura específicos.
2 – Refletividade em Veículos Especiais
Figura 2: Exemplo de sinalização reflexiva.
Ao contrário dos veículos de bombeiro e resgate, não existe nenhum padrão no que diz respeito à refletividade sobre a cor ou as marcações de veículos policiais. Os carros de polícia de hoje utilizam três tipos principais de marcações reflexivas:
- Faixas contrastantes na traseira dos veículos: As agências devem colocar essas faixas (obrigatório em equipamento de incêndio e resgate) em baixo nos veículos para otimizar a interação com os faróis dos veículos que se aproximam;
- Decalques retro refletivos, como emblemas ou adesivos da polícia: As agências podem colocar material retro refletivo na parte traseira a fim de manter a discrição ao enfrentar o tráfego ou patrulhamento. De acordo com um estudo conduzido pela FEMA, o uso de logotipos ou emblemas retro refletivos das autoridades pode ajudar a melhorar a visibilidade e o reconhecimento do veículo de emergência;
- Tira reflexiva fina que delimita o perímetro do veículo: Isso permite que os motoristas não apenas vejam o veículo policial melhor, mas também dá a eles uma noção do tamanho e da forma do veículo.
3 – Luz de Emergência em Veículos Especiais
Figura 3: Luzes de emergência de uma Ambulância a noite.
A iluminação de emergência possui dois propósitos: O primeiro é o de alertar os motoristas da aproximação de um veículo de emergência, e o segundo é para alertar os motoristas sobre um veículo de emergência parado na via. Essas luzes podem ter várias cores e usam diferentes tipos de iluminação. No Brasil, as organizações utilizam 4 cores principais de iluminação de emergência para veículos especiais. São elas:
- Vermelho: a cor mais comum utilizada no Brasil para denotar um veículo de emergência. Tanto a polícia, quanto bombeiros e ambulâncias utilizam as luzes vermelhas.
- Âmbar: normalmente, esta cor tem possui uma variadede mais ampla de utilização veículos especiais. A cor âmbar normalmente é considerada uma luz de advertência sendo que quando acionada, os outros motoristas não são obrigados a ceder passagem ou parar o veículo.
- Branco: normalmente é utilizada em contraste com as outras cores. Aqui é importante reforçar que nenhum veículo de emergência deve ser equipado com apenas luzes brancas.
- Azul: provavelmente tem a maior variedade de aplicação. Em muitos estados, eles servem como uma cor contrastante com o vermelho e/ou outras cores de luzes em todos os tipos de veículos de emergência. Em um pequeno número de estados, os veículos especiais, sejam elas polícia, bombeiro ou ambulância podem utilizar toda a iluminação azul.
Os veículos de emergência também utilizam quatro principais tipos de iluminação:
- Luzes giratórias: O tipo básico mais antigo de luzes de advertência utilizados em veículos de emergência, elas capturam a atenção das pessoas por causa da sensação de piscar criada quando o(s) farol(s) de luz giram dentro do invólucro do sinalizador;
- Luzes intermitentes fixas: As luzes intermitentes fixas projetam um feixe de luz em uma direção única. Essas luzes chamam a atenção por ficarem o tempo todo piscando e apagando;
- Luzes estroboscópicas: Já as luzes estroboscópicas piscam em apenas uma direção e as autoridades podem utiliza-las como pisca-pisca fixo ou em combinação dentro de um arranjo no interior de uma barra de luz.
- Luzes de diodo emissor de luz (LED): cada LED individual é um diodo de estado sólido de tamanho bem pequeno que não possui um filamento para queimar. Ainda assim, os LEDs emitem um poderoso feixe de luz ao mesmo tempo que utilizam uma quantidade mínima de energia elétrica com a vida útil excepcionalmente longa. As cores claras podem ser intrinsecamente construídas em cada LED individual e por isso muitos dispositivos de advertência de LED são cobertos por uma cúpula transparente pelo fato do LED já ter a cor desejada. Em adição ao seu brilho e ao alto nível de visibilidade, eles ocupam um espaço bastante pequeno no sistema elétrico do veículo em comparação com estroboscópios ou luzes intermitentes tradicionais. Isso reduz a quantidade de problemas de sobrecarga elétrica, que antes eram comuns quando os veículos utilizavam tipos mais antigos de iluminação.
Referência: https://www.ojp.gov/pdffiles1/nij/nlectc/253106.pdf