Sirene de Viatura: Eficiência em Alertas Sonoros

Os Tipos de Som da Sirene de Polícia

Ame ou odeie, o fato é que a sirene de viatura de emergência é crucial para alertar motoristas e pedestres de que um veículo de emergência está nas proximidades. Justamente por ser um equipamento padrão muito utilizado, a sirene de viatura faz com que motoristas experientes se desloquem quando ouvem uma sirene. A decisão de deslocar o veículo para o lado direito da estrada e pará-lo, pode ser iminente para garantir o atendimento de uma unidade de primeiros socorros que esteja se aproximando.

sirene de viatura

No mesmo segundo em que uma sirene de viatura é ouvida, não importa a distância, o motorista comum está condicionado a começar a procurar por giroflex de LED com luzes piscantes.

Hoje, no entanto, por conta de maior ruído nas ruas, melhor isolamento acústico dos veículos e dispositivos de entretenimento automotivo, dependendo da sirene de viatura, a mesma pode não ser tão bem ouvidas como antes.

Vários estudos são realizados a fim de testar o quão audível é uma sirene em condições específicas. Os fabricantes então desenvolvem a tecnologia de sirene de viatura que seja capaz de acompanhar e superar esses os obstáculos modernos com o objetivo primordial de torna-las as melhores e mais eficientes “criadores de ruído” disponíveis no mercado.

Deslocar socorristas para uma zona de acidente o mais rápido e seguro possível é uma das maiores prioridades de todas as corporações, seja a polícia, o bombeiros e unidades de saúde. Nesse sentido, um item primordial que deve ser instalado em um veículo de emergência é a sirene de viatura.

1 – A Sirene é o Primeiro Alerta

A sirene de viatura é a primeira forma de alerta em uma área urbana onde muitas vezes é difícil para motoristas e pedestres perceberem as luzes de emergência, uma vez que há muitas luzes piscando e pulsando no nível do solo, principalmente à noite.

Assim, a sirene de viatura é o dispositivo de alerta nº 1 em qualquer cidade, enquanto que as luzes piscantes mantêm essa posição em estradas abertas e rodovias. Mesmo durante o dia, ao dirigir na rodovia, luzes piscantes serão notadas no espelho retrovisor antes de uma sirene ser ouvida.

Mas não podemos esquecer que o design de automóveis, juntamente com sistemas de som surround, alguns com enormes subwoofers e ar-condicionado, criaram um “casulo insular de som” para os ocupantes, que mascara completamente o ruído de uma sirene de viatura se aproximando.

Estas questões se tornaram grandes problemas para a detecção de sirenes nas últimas duas décadas.

Estudos do Departamento de Transportes dos EUA mostraram que, por causa dos fatores acima em áreas urbanas, a sirene de viatura geralmente não é ouvida até que esteja a uma distância de 8 a 12 metros do ouvinte; os testes mostram que essa taxa é quase a mesma em ambientes suburbanos ou rurais.

Por causa desses resultados do teste, os primeiros motoristas respondentes que se deslocam através dos cruzamentos devem, de acordo com o chefe Robert Avsec, viajar a não mais do que 20 km/h, uma velocidade muito baixa para uma tripulação apressada a fim de atender uma emergência.

A fim de utilizar uma sirene de viatura mais eficiente, procure no mercado por sirenes que possuam maior nível de decibéis (em termos de ruído) e potência, lembrando sempre de que o consumo de energia deve ser um fator primordial para que ao ser instalada no veículo, não prejudique a bateria.

2 – Alerta da Sirene em Cruzamentos Perigosos

Como a maioria dos acidentes entre equipes de emergência e motoristas ocorre em cruzamentos ou nas entradas de calçadas, existem diretrizes operacionais padrão que criados por várias agências de emergência esclarecendo os procedimentos ao se aproximar de um cruzamento ou quando a viatura ou veículo de emergência está a caminho de um local de acidente.

As duas recomendações mais importantes são: reduzir a velocidade nas travessias e sempre estar preparado para parar o veículo porque os motoristas podem não estar prestando atenção.

Segundo um estudo, em 2012, 68% dos acidentes em veículos de emergência aconteceram quando o giroflex de LED e a sirene de viatura estavam LIGADOS, provando assim que os motoristas, e até mesmo os próprios motoristas de veículos de emergência simplesmente não estavam “alertas”.

Por esse motivo, os regulamentos do departamento dos Estados Unidos exigem que a sirene de viatura e os sinais de luzes intermitentes devem ser usados juntos, quando o veículo está acelerando para uma situação de emergência do Código 3 (Código 3 nos Estados Unidos é usado para descrever um modo de resposta para um veículo de emergência respondendo a um chamada. O Código 3 também é chamado de Resposta Quente enquanto que o código 1 é chamado de Resposta Fria).

No estudo realizado, também foi demonstrado que o tempo de reação às luzes de advertência visual melhorava quando uma sirene de viatura estava presente, mas às vezes os motoristas simplesmente não percebiam a aproximação de um veículo de emergência, mesmo com estes 2 equipamentos ligados.

2 – Quais são os Nomes dos Sons da Sirene de Viatura?

Obviamente, como vimos até agora, a sirene de viatura é usada para chamar a atenção das pessoas. Portanto, qualquer som de sirene que faça isso de maneira mais eficaz em qualquer situação é o certo a ser usado.

De acordo com os policiais que estão habituados a responder chamados de emergência, muitas vezes é necessário mudar o som da sirene de viatura, de acordo com as diferentes condições de tráfego. Quando se desloca em velocidade, eles afirmam que costumam ligar “Wail”, mas quando atinge algum trânsito congestionado precisam passar mais rápido, utilizam o som “Piercer”.

Assim, a sirene de viatura pode possuir diferentes configurações e ainda uma buzina interna de ar para criar uma variedade de opções audíveis.

Vimos então que os oficiais selecionam o som da sirene de viatura que eles acham que dará o melhor resultado dependendo da situação sendo o acionamento portanto arbitrário. Abaixo, temos uma lista de sons que são comumente utilizados:

Howler: Um som de baixa frequência mais recente que chama a atenção do motorista na frente de um veículo de patrulha, emitindo ondas de baixa frequência que o motorista “sente” e também ouve.

Air-Horn: Normalmente um botão separado em um painel de controle que é pressionado em toques curtos, médios ou por períodos ainda mais longos. Tem um som grave e grave, como um caminhão de 18 rodas, e exige respeito.

Priority: um som de disparo rápido e agudo que costuma ser acionado em cruzamentos para movimentar o tráfego.

Yelp: uma série de “uivos” curtos e agudos que transmitem uma sensação de urgência, exigindo uma resposta rápida dos motoristas para que saiam do caminho. Uma desvantagem é que os gritos ricocheteiam nos prédios ao longo das ruas da cidade, muitas vezes dificultando a localização do veículo de emergência.

Wail: É o som tradicional e original de sirene de viatura. Ele se repete em frequências alongadas e desaparecendo depois alternando em alto e baixo volume.

2-Tone: Som do tipo EEEEOOOOO agudo, EEEEEOOOOO grave, frequentemente usado por ambulâncias.

Manual: Muito parecido com o WAIL, mas com ênfase arbitrária na duração dos altos e baixos

Blipper/Phaser/Piercer: Som curto e agudo, intenso e sincopado.

Quando um socorrista fica muito familiarizado com um painel de controle, que tem controles para luzes piscantes e sons de sirene de viatura, um show de luzes fenomenal acompanhado por uma cacofonia pungente pode ser produzido e garantido não apenas o chamar de atenção daqueles ao redor mas para realmente faz que os motoristas saiam do caminho o mais rápido possível. Quando as sirenes são ouvidas, elas realmente funcionam!

Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Emergency_vehicle_equipment
https://en.wikipedia.org/wiki/Emergency_service_response_codes#United_States
Carlos Moura

Carlos Moura

Deixe um comentário

Sobre Nós

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Posts recentes

Página do Facebook

Mais Vistos

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Abrir Conversa
Precisa de Ajuda?
Atendimento MOBISIG
Para agilizar seu atendimento, por favor preencha os campos abaixo.

CONSULTE TAMBÉM NOSSAS PROMOÇÕES!

CNPJ:
Nome da Empresa:
Seu Nome:
Segmento:
Email:
Indústria/Tipo:
Revendedor ou Prestador de Serviço:
Produto do seu Interesse: