Com sua definição mais simples, um sistema de rastreamento veicular é um sistema que permite rastrear e controlar veículos por meio de um computador online, smartphone, tablet, etc. 24 horas por dia, 7 dias por semana, graças aos satélites GPS.
Os sistemas de rastreamento veicular possibilitam tanto o rastreamento instantâneo quanto o registro de histórico das velocidades dos veículos, as rotas por eles percorridas, pontos de parada e tempos de inatividade em mapas, fornecendo dessa forma um registro de dados com relatórios contendo informações do passado e do presente.
1 – O que é GPS?
O GPS (Global Positioning System) é um sistema de navegação por satélite que fornece dados de localização e tempo em qualquer condição climática. Para isso, o receptor GPS utiliza quatro ou mais satélites com o objetivo de detectar a posição deste receptor em qualquer linha de visão acessível ao redor do globo.
Antes de ser utilizado como rastreamento veicular, o sistema GPS foi introduzido pela primeira vez para fins militares sendo disponibilizado para uso civil após a queda de um avião de passageiros com 269 pessoas a bordo em 1983.
Os sistemas GPS são atualmente aplicados em muitas áreas, abrangendo desde aviões a telefones celulares, sistemas de rastreamento veicular a sistemas de navegação e mapeamento.
Apesar da maioria das pessoas conhecer apenas o termo GPS relacionado a rastreamento veicular, existe no mundo mais de um sistema de posicionamento global em funcionamento. Estes sistemas que foram desenvolvidos por diferentes países são nomeados da seguinte forma:
- GPS (desenvolvido pelos EUA. Projeto que teve início após o lançamento do primeiro satélite em 1978. Só pôde ser concluído em 1994 com o número de satélites chegando a 24.). É o mais conhecido no rastreamento veicular;
- GLONASS (desenvolvido pela Rússia. Projeto que começou após o lançamento do primeiro satélite em 1979. Só pôde ser concluído em 2011 com o número de satélites chegando a 24.);
- GALILEO (O projeto que foi iniciado pela Agência Espacial Europeia, ESA, em 1999. Irá incorporar 30 satélites no total e estará disponível para a aviação civil até 2021.);
- COMPASS-BEIDOU-2 (Desenvolvido pela China. O sistema é essencialmente baseado no sistema COMPASS-BEIDOU-1, que foi colocado em missão em 2000 com 3 satélites. O sistema entrará em funcionamento em 2021 com 35 satélites.);
- IRNSS (O projeto foi iniciado em 2006 após sua aprovação pelo governo indiano. O sistema foi projetado como um sistema de posicionamento local e foi inaugurado em 2016 com um total de 9 satélites.)
2 – O Que é GPRS (General Packet Radio Service)
GPRS é uma tecnologia que permite ficar online através do seu celular permitindo por exemplo um rastreamento veicular em tempo real. A tecnologia de conexão GPRS (serviços de base de pacote) oferece uma transferência de dados mais rápida e econômica em comparação com os modos de conexão convencionais (serviços comutados por circuito).
Ao contrário das tecnologias de conexão convencionais, a tecnologia GPRS cobraria de acordo com a quantidade de dados transferidos e não com o tempo de conexão. Essa tecnologia permitiu a transferência de dados de um celular para outro, preparando o terreno para os telefones inteligentes de hoje.
Como a transferência de dados ficou mais rápida e os custos caíram graças à tecnologia GPRS, os sistemas de rastreamento veicular, bem como todos os outros aplicativos e sistemas móveis, puderam ser executados com muito mais rapidez e economia.
Com o tempo e com a evolução da tecnologia, a velocidade de transmissão de dados melhorou. Os termos GPRS, E, 2G, 3G, 4G e 5G são abreviações usadas para classificar a potência do sinal correspondente aos seguintes valores de transmissão de dados. Veja tabela abaixo:
Termo | Velocidade |
---|---|
2G | 9,6 Kbps |
GPRS | 35 a 171 Kbps |
EDGE | 120 a 384 Kbps |
3G | 384 Kbps a 2 Mbps |
4G | 3 Mbps a 10 Mbps |
5G | Acima de 1 Gps |
3 – Como Funciona um Sistema de Rastreamento Veicular?
Basicamente, os sistemas de rastreamento veicular funcionam em um loop de GPS, GSM/GPRS, mapas digitais e softwares especiais. Dispositivos móveis de dados montados em veículos transmitem duas informações que obtêm dos satélites – em tempo real quando a informação do satélite foi transmitida e a posição do satélite em órbita no momento da transmissão.
Dessa forma transmitem informações telemétricas, como temperatura para centros de controle e comunicação através da rede GSM/GPRS. As informações recebidas como tal são compiladas graças a um software especial e registradas em um banco de dados em servidores.
Do lado do usuário, os veículos podem ser rastreados e esta informação registrada instantaneamente possibilitando registros históricos por meio de um computador ou smartphone/tablet.
Por meio de um software especial, é permitido visualizar todas as informações dos veículos, além de modificar alarmes e programar status dos mesmos. Essa estrutura forma a base para o funcionamento dos sistemas de rastreamento veicular.
Referências:
https://en.wikipedia.org/wiki/Vehicle_tracking_system