A Interferência Eletromagnética nos Veículos

Você não está louco, às vezes, por conta da interferência eletromagnética, seu carro realmente pode parecer estar fazendo coisas estranhas. Não importa quantas vezes você leve ao mecânico, nem você e nem o mecânico serão capazes de identificar a causa ou mesmo replicar o problema. Com isso, alguns fabricantes esperam ainda que tais problemas piorem no futuro.

O culpado, de acordo com o especialista em produtos da Orbel Corp., Ed Nakuchi, é a interferência eletromagnética (EMI), oriunda da geração de sinais elétricos ou magnéticos por dispositivos eletrônicos e motores elétricos.

Esses sinais podem interromper as operações de outros componentes eletrônicos, causando erros aleatórios que podem nunca ocorrer novamente.

interferência eletromagnética

Em muitas situações, você pode ter um problema aleatório sendo algo que não deixa uma marca óbvia (pode estar lá e em um instante ir embora e aparecer outro)”, diz Nakuchi.

“Muito disso se baseia nas condições ambientais (umidade e temperatura) nas quais os dispositivos estão funcionando. É uma daquelas coisas que, na maioria das vezes, você não sabe se está lá ou não. O ruído elétrico, se acontecer e causar um problema, ele estará lá na instância enquanto está acontecendo mas poderá desaparecer totalmente e você nunca mais o encontrará.”

O presidente da Orbel, Ken Marino, diz que os fabricantes automotivos e seus fornecedores têm procurado sua empresa no início do processo de design do veículo, na esperança de encontrar maneiras de isolar a interferência eletromagnética e proteger os componentes contra interferências.

Segundo ele, duas tendências estão empurrando a necessidade de entender melhor a interferência eletromagnética: o aumento geral do ruído sem fio em carros causado por smartphones, tablets e outros dispositivos e o uso de controles eletrônicos para sistemas como freios e motores.

“Com os freios e o acelerador, eles podem não ter nenhum problema de blindagem, mas é um sistema de freios, então, se houver alguma chance de ser influenciado por interferência eletromagnética externa, os projetistas devem ter considerações com bastante cautela”, diz Marino.

“Em termos simples, eles devem proteger seus sistemas dos sistemas dos outros.”

1 – Ambiente mais Barulhento Devido a Interferência Eletromagnética

interferência eletromagnética

Mesmo ignorando novos sistemas, como as redes WiFi para automóveis da General Motors, os carros tornaram-se extremamente barulhentos, eletromagneticamente falando.

O carro moderno possui significativamente mais motores elétricos do que os veículos de alguns anos atrás que tinham vidros acionados manualmente, uma relíquia do passado.

Com a evolução da tecnologia, não só vieram vidros elétricos como os sistemas de direção e freio acionados mecanicamente foram substituídos por sistemas elétricos.

Pois saiba que cada um desses motores pode gerar um campo magnético que pode interferir em outros componentes eletrônicos sensíveis.

“Todo mundo está usando Wi-Fi, Bluetooth e comunicações via satélite. Tudo está se tornando sem fio, então o problema está aumentando exponencialmente ”, diz Nakuchi.

“E não é preciso muita interferência eletromagnética para desequilibrar um sistema, afinal de contas todos utilizam hoje comunicações por satélite, via rádio ou GPS.”

A solução sugerida por Nakuchi é a blindagem. Normalmente coloca-se uma gaiola de metal condutiva em torno das partes mais sensíveis dos sistemas que geram interferência eletromagnética ou são suscetíveis a ele.

Ele acrescenta que a blindagem pode ser extremamente eficaz e barata, mas os projetistas precisam considerar as necessidades de blindagem no início do processo de design. Do contrário, as soluções podem ficar caras muito rapidamente.

2 – Blindagem Feita pelos Fabricantes

interferência eletromagnética

Os fabricantes de equipamentos veiculares devem seguir um caminho a fim de projetar, testar e validar os seus produtos considerando a interferência eletromagnética desde o início.

Assim, cada um garantindo a blindagem do seu produto, o veículo como um todo estará imune. A melhor forma de saber se um produto automotivo garante a blindagem de interferência eletromagnética é verificando se ele é certificado pela norma SAE J1113.

A Mobisig, como fabricante de sinalizadores de emergência para veículos especiais considera em seus produtos a interferência eletromagnética como um requisito importantíssimo a ser seguido nos seus projetos.

Dessa forma, garantimos que ao ligar um sinalizador ou uma sirene, os mesmos não vão interferir no rádio da viatura ou qualquer outro componente do veículo, por exemplo.

Referências:
https://www.todaysmotorvehicles.com/
www.orbel.com
Carlos Moura

Carlos Moura

Deixe um comentário

Sobre Nós

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Posts recentes

Página do Facebook

Mais Vistos

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Abrir Conversa
Precisa de Ajuda?
Atendimento MOBISIG
Para agilizar seu atendimento, por favor preencha os campos abaixo.

CONSULTE TAMBÉM NOSSAS PROMOÇÕES!

CNPJ:
Nome da Empresa:
Seu Nome:
Segmento:
Email:
Indústria/Tipo:
Revendedor ou Prestador de Serviço:
Produto do seu Interesse: