Normas de Sinalização e Iluminação Automotiva

As normas de sinalização e iluminação automotiva são responsáveis por definir os critérios e padrões de testes e ensaios que um sinalizador de emergência automotivo deve ser submetido a fim de ser certificado como um produto que segue as melhores práticas de qualidade.

Se você pensa que existe apenas um órgão regulador principal responsável por definir todas as normas de sinalização e iluminação automotiva para veículos motorizados, está enganado.

Existem inúmeras agências mundiais que possuem o objetivo de testar e avaliar todos os componentes que fazem parte da produção de um veículo.

E embora as normas ou padrões não sejam lei a serem adotados, há uma forte tendência na indústria automotiva de acatar os conselhos desses órgãos.

Nós da Mobisig, por exemplo, garantimos que nossos produtos de sinalização não apenas atendam, mas excedam os padrões definidos por várias dessas agências em relação às luzes de emergência.

Algumas organizações como a SAE são não governamentais e outras são agências estaduais e federais de alguns países que detêm o poder e exigem conformidade legal.

Neste artigo. vamos focar nos 3 principais padrões exigidos atualmente no mercado brasileiro no tocante a normas de sinalização e iluminação automotiva. São eles o SAE J575, SAE J845 e SAE J1113. Vejamos então o que significa SAE e seus respectivos padrões.

1 – A Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE)

Normas de Sinalização e Iluminação Automotiva

SAE é uma Sociedade de Engenheiros Automotivos composta por um grupo de cientistas e engenheiros altamente qualificados que dedicam seu tempo para conduzir pesquisas e estabelecer requisitos de design para quase todas as partes dos veículos aeroespaciais e terrestres.

Os 128.000 membros internacionais desta entidade, desenvolvem procedimentos de teste e estabelecem diretrizes e requisitos de desempenho. São eles que definem e revisam milhares e milhares de padrões que são necessários conforme a indústria evolui.

Dois exemplos são os padrões SAE J595 e SAE J845 que também são conhecidos como normas de sinalização e iluminação automotiva, ambos comuns às luzes de emergência.

O primeiro, trata dos requisitos de testes de intensidade luminosa, emitida por sinalização de advertência piscante unidirecional aplicada em veículos de emergência. Já o SAE J845 está relacionado ao procedimento de teste fotométrico entre dispositivos de cobertura omnidirecional (360 graus).

Ambos os padrões lidam com as definições de classe de dispositivos de advertência ótica. Neste artigo também falaremos dos padrões SAE J1113, que se referem a interferência eletromagnética de dispositivos de sinalização visual e SAE J575, que se refere a procedimentos de testes e ensaios mecânicos a fim de garantir a resistência do produto.

1 – O Padrão SAE J595

normas de sinalização e iluminação automotiva

Este documento, oriundo das normas de sinalização e iluminação automotiva fornece diretrizes de projeto, referências de procedimento de teste e requisitos de desempenho para sinalizadores de advertência piscantes.

Destina-se a aplicar-se, mas não está limitado, a veículos terrestres de superfície. O objetivo deste documento é estabelecer requisitos gerais para sinalizadores de advertência piscantes para uso em veículos autorizados de emergência, manutenção e serviço.

Saiba mais sobre este padrão neste artigo: Entenda Definitivamente o SAE J595 e SAE J845

2 – O Padrão SAE J845

normas de sinalização e iluminação automotiva

Este documento oriundo das normas de sinalização e iluminação automotiva, fornece diretrizes de projeto, referências de procedimento de teste e requisitos de desempenho para dispositivos de alerta ótico de cobertura omnidirecional e seletiva usados ​​em veículos de emergência, manutenção e serviço.

Destina-se a aplicar-se a, mas não está limitado a, veículos terrestres de superfície.

Saiba mais sobre este padrão neste artigo: Entenda Definitivamente o SAE J595 e SAE J845

3 – O Padrão SAE J575

normas de sinalização e iluminação automotiva

Este documento oriundo das normas de sinalização e iluminação automotiva, fornece procedimentos de testes de laboratório padronizados, métodos de teste, equipamentos e requisitos para dispositivos de iluminação cobertos pelas Práticas e Padrões Recomendados SAE. Destina-se a dispositivos usados ​​em veículos com menos de 2032 mm de largura.

Os testes para veículos maiores que 2032 mm de largura total são cobertos pela SAE J2139. Os testes e requisitos específicos do dispositivo podem ser encontrados nos relatórios técnicos SAE aplicáveis.

Saiba mais sobre este padrão neste artigo: Saiba Tudo Sobre o Padrão SAE J575

4 – O Padrão SAE J1113

normas de sinalização e iluminação automotiva

Este documento, oriundo das normas de sinalização e iluminação automotiva define o padrão SAE que abrange a medição da imunidade transiente de tensão dentro das faixas de frequência aplicáveis, imunidade de áudio (AF) e radiofrequência (RF) e emissões conduzidas e irradiadas.

Saiba mais sobre este padrão neste artigo: O que é o Padrão SAE J1113?

Referências:
https://www.sae.org/

 

Carlos Moura

Carlos Moura

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