O padrão SAE J1113 é um conjunto de procedimentos de testes desenvolvido pela SAE (Society of Automotive Engineering) que é composta por uma equipe de engenheiros automotivos que trabalham em conjunto com fabricantes a fim de padronizar os procedimentos e os limites de medição referente a compatibilidade eletromagnética dos componentes de veículos automotivos, barcos (até 15 m) e máquinas (exceto aeronaves).
O objetivo deste padrão é medir a frequência de áudio (AF) e imunidade de radiofrequência (RF) dentro da faixa de frequência de 16,6 Hz a 18 GHz, juntamente com a medição de emissões conduzidas e irradiadas e verificar se as mesmas atendem a padrões de boas práticas de fabricação de produtos voltados ao setor automotivo.
Como falamos, o padrão SAE J1113 define métodos de teste e procedimentos para testar a imunidade eletromagnética de componentes eletrônicos para veículos populares e comerciais.
Dessa forma, quando um fabricante desenvolve um produto para veículos e deseja acreditar o mesmo no padrão SAE J1113, todo o produto, incluindo os seus componentes como o módulo eletrônico, o chicote de fiação e os dispositivos periféricos do referido produto são submetidos a uma perturbação eletromagnética criada dentro de uma câmara revestida com isolador a fim de verificar o quanto o produto suporta e é capaz de funcionar mediante ondas eletromagnéticas.
O padrão SAE J1113 limita então os distúrbios eletromagnéticos a campos eletromagnéticos de banda estreita contínuos para cada tipo de produto a fim de que estes produtos não interfiram no funcionamento de outros quando instalados conjuntamente em um veículo.
As medições de imunidade para obtenção da certificação SAE J1113 de veículos inteiros geralmente são realizadas apenas no fabricante do veículo. Os motivos incluem altos custos de uma grande câmara revestida com isolador, preservação do sigilo dos protótipos, ou um grande número de modelos de veículos diferentes que devem ser submetidos a teste. Portanto, um método de medição laboratorial deve ser aplicado pelos fabricantes para fins de pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade.
Referências: https://www.sae.org/standards/content/j1113/1_201310/