O Padrão SAE J1849 e Seus Requisitos

O Padrão SAE J1849 e Seus Requisitos

O padrão SAE J1849 foi desenvolvido pela SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) e é responsável por fornecer os procedimentos de teste em laboratório.

Possuem os requisitos e as diretrizes necessárias para certificarem qualquer sirene eletrônica com um único alto-falante e também para qualquer sirene eletromecânica que seja aplicada em veículos de emergência e que precisam utilizar uma sirene com o intuito de exigirem o direito de passagem em atendimento a situações de emergência.

Importante dizer que o padrão SAE J1849 aplica-se somente a sirenes com dimensões menores do que 0,5 metros em qualquer dimensão.

SAE J1849

1 – Testes Requeridos pelo Padrão SAE J1849

A fim de verificar os padrões e os requisitos exigidos pelo padrão SAE J1849, os testes são realizados da seguinte forma:

  1. Primeiramente, são retiradas de forma aleatória 5 sirenes da linha final de produção do fabricante de sirenes;
  2. As 5 sirenes retiradas da linha recebem uma identificação numérica (Sirene 1, 2, 3, 4 e 5) sendo que cada uma é marcada fisicamente com o respectivo número;
  3. No passo 3, a Sirene 1 é submetida ao teste acústico completo estabelecido pela SAE J1849, enquanto que as Sirenes 2 a 5  são submetidas ao teste de pressão sonora (SPL);
  4. No passo 4, a Sirene 2 é submetida aos testes de imunidade à interferência eletromagnética, emissões radiadas e emissões conduzidas, respectivamente;
  5. No passo 5, a Sirene 3 é submetida aos testes de vibração, corrosão, poeira e umidade, na ordem indicada, caso seja classificada como ESV2 ou ESV3 ;
  6. No passo 6, a Sirene 4 é submetida ao teste de durabilidade;
  7. Finalmente, a Sirene 5 é submetida a testes de temperatura extrema, caso seja classificada como ESV2 ou ESV3.

Após a conclusão dos testes mencionados acima (7 passos), todas as Sirenes de 2 a 5 são novamente submetidas à medição do teste de SPL (pressão sonora) sendo todos os resultados analisados e verificados em atendimento ao padrão SAE J1849.

A seguir, veremos um breve resumo do que se trata cada teste, mas antes disso, devemos entender os códigos de identificação de uma sirene. De acordo com o padrão SAE J759, as sirenes de veículos de emergência ou componentes do sistema de sirenes devem ser marcados com um código que indica a função ou as funções para as quais o dispositivo foi originalmente projetado.

Este código também indica a localização geral onde a sirene ou componente do sistema da sirene deve ser montado permanentemente no veículo. Dessa forma temos a seguinte tabela:

Código conforme SAE J759 Descrição
EVS1 Dispositivos que são montados no interior do veículo, incluindo o porta-malas ou qualquer outro compartimento seco.
EVS2 Dispositivos que são montados fora do veículo, exceto sob o capô do mesmo.
EVS3 Dispositivos que são montados sob o capô do veículo.

 

Uma vez conhecidos os códigos, vamos a uma breve descrição dos testes:

1 – Teste Acústico (SAE J1849)

Este teste é aplicado em todos os dispositivos com código de identificação EVSI, EVS2 ou EVS3. Nele, a Sirene l é submetida ao teste acústico completo enquanto que as Sirenes 2 a 5 são submetidas somente ao teste de pressão sonora (SPL).

Posteriormente, as Sirenes 2 a 5 são submetidas a vários testes e no final tem o seu SPL medidos novamente para que estes sejam comparados com os valores iniciais. Os resultados são verificados quanto ao atendimento ao padrão SAE J1849.

2 – Teste de Vibração (SAE J1849)

Este teste também é necessário para todos os dispositivos com código de identificação EVSI, EVS2 ou EVS3 sendo que a Sirene 3 é submetida ao teste de vibração especificado no padrão SAE J575.

Neste teste, a sirene é montada de acordo com o manual do fabricante e os suportes são presos com segurança à mesa da máquina de teste de vibração. Os resultados são verificados quanto ao atendimento ao padrão SAE J1849.

3 – Teste de Corrosão (SAE J1849)

Este teste é necessário apenas para dispositivos montados fora do veículo, inclusive sob o capô (dispositivos com identificação código EVS2 ou EVS3). Nele, a Sirene 3 deve ser submetida ao teste de exposição ao sal especificado no padrão SAE J575. Os resultados no final são verificados a fim de atenderem tanto os padrões SAE J575 quanto ao SAE J1849.

4 – Teste de Poeira (SAE J1849)

Este teste é necessário apenas para dispositivos montados fora do veículo, inclusive sob o capô (dispositivos com identificação código EVS2 ou EVS3). Nele, a Sirene 3 deve ser submetida ao teste de poeira especificado na SAE J575. Os resultados no final são verificados a fim de atenderem tanto os padrões SAE J575 quanto ao SAE J1849.

5 – Teste de Umidade (SAE J1849)

Este teste é exigido apenas para dispositivos montados fora do veículo, incluindo dispositivos sob o capô (aqueles com código de identificação EVS2 ou EVS3). Nele, a Sirene 3 é submetida ao teste de água quente de alta pressão especificado no padrão SAE J994 com a exceção que após conclusão, o dispositivo é drenado por pelo menos uma hora sendo que posteriormente os resultados são verificados quanto ao atendimento ao padrão SAE J1849.

6 – Teste de Imunidade à Interferências Eletromagnéticas (SAE J1849)

Este teste é necessário para todos os amplificadores de sirene eletrônicos. No modo Wail, a Sirene 2 é submetida ao teste de imunidade eletromagnética irradiada especificado no padrão SAE J1113.

Os amplificadores que são parte integrante de um alto-falante também são testados e os resultados são verificados quanto ao atendimento ao padrão SAE J1849.

7 – Teste de Emissões Irradiadas (SAE J1849)

Este teste é necessário para todos os amplificadores de sirene eletrônicas e nele a Sirene 2, durante a operação no modo Wail, é submetida ao teste de emissões irradiadas especificado no ClSPR 25 -IEC: 2002.

Os amplificadores que são parte integrante de um alto-falante também são testados e os resultados são verificados quanto ao atendimento ao padrão SAE J1849.

8 – Teste de Emissões Conduzidas

Este teste é necessário para todos os amplificadores de sirenes eletrônicas e nele todos os terminais do cabo de alimentação de entrada (incluindo os terminais positivo e negativo) da Sirene 2, durante a operação no modo Wail, são submetidos ao ensaio de emissões conduzidas especificado no ClSPR 25-IEC: 2002.

Os amplificadores que são parte integrante de um alto-falante também são testados e os resultados são verificados quanto ao atendimento ao padrão SAE J1849.

9 – Teste de Durabilidade

Este teste é necessário para todos os dispositivos com código de identificação EVSI, EVS2 ou EVS3 e nele a Sirene 4 é testada por 100 ciclos de liga-desliga com uma tensão de alimentação CC.

Para cada ciclo, o a sirene deve ser operada continuamente no modo Wail por 30 minutos e, em seguida, desligada por um período de 30 minutos. Após o teste, os resultados são verificados quanto ao atendimento ao padrão SAE J1849.

10 – Testes de Temperatura Extrema

Esses testes são necessários apenas para os dispositivos especificados com cada teste de temperatura particular. Os resultados são verificados quanto ao atendimento ao padrão SAE J1849.

Referências:
https://www.sae.org/standards/content/j1849_200804/
Carlos Moura

Carlos Moura

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