Saiba Tudo Sobre o Padrão SAE J575

O padrão SAE J575 é um documento elaborado pela SAE (Society of Automobile Engineers) aplicável ​​a muitos dos dispositivos e componentes de iluminação veicular e que define um conjunto de critérios de como devem ser realizados os testes de laboratório, quais os métodos de teste devem ser adotados e os requisitos que o produto deve ter para obter o padrão SAE J575.

sae j575

De acordo com a associação SAE, todo equipamento de luz que é instalado em um veículo deve atender ou exceder os padrões estabelecidos na SAE J575, que incluem os seguintes testes:

  1. Teste de fotometria.
  2. Teste de vibração;
  3. Teste de umidade;
  4. Teste de poeira;
  5. Teste de corrosão;

A seguir explicaremos cada teste que o produto deve ser submetido para ser certificado no padrão SAE J575

1 – Teste de Fotometria em Atendimento ao Padrão SAE J575

Este tipo de teste mede a intensidade luminosa do dispositivo em pontos definidos ao longo de um padrão de distribuição de luz, conforme especificado pelo padrão SAE J575.

Para tanto é utilizado um fotômetro que consiste um equipamento composto por um sensor, amplificador e instrumento indicador. Este equipamento é capaz de fornecer as leituras de intensidade luminosa (candela) de um dispositivo de luz.

Na realização do teste, um dispositivo de amostra é montado no dispositivo de teste e o fotômetro faz as medições de intensidade luminosa considerando distâncias específicas para cada tipo de dispositivo.

As medições fotométricas e a varredura são realizadas com a(s) fonte(s) de luz piscando intermitente. Assim, a intensidade luminosa (em candela) é registrada para cada um dos pontos de teste e zonas especificadas para a função do dispositivo sob teste.

Uma varredura fotométrica para dispositivos de iluminação veicular é realizada em incrementos de 1 grau, ambos horizontalmente e verticalmente em uma zona definida como 10U a 60U com limites L e R especificados pelo documento SAE J575 e aplicável para o função do dispositivo em teste (por exemplo: sinalizador, farol, luz de nevoeiro, luz de curva).

1.1 – Requisito para Aprovação SAE J575 no Teste de Fotometria

Após a conclusão do procedimento de teste, a intensidade luminosa nos pontos ou zonas de teste devem estar dentro dos limites especificados no documento SAE aplicável para a função do dispositivo em teste.

2 – Teste de Vibração em Atendimento ao Padrão SAE J575

Este teste avalia a capacidade do dispositivo de amostra de resistir a danos de tensões induzidas por vibração.  Para tanto, uma máquina de teste de vibração capaz de vibrar aleatoriamente é utilizada.

Ela possui o tamanho suficiente para abranger a base do acessório de teste sendo que em alguns casos, quando se deseja testar dispositivos maiores, uma mesa de transição é utilizada para adequar mecanicamente a base do dispositivo de teste com a mesa vibratória.

No teste de vibração do padrão SAE J575, precauções são tomadas para minimizar a interferências de respostas externas na configuração do teste.

Dessa forma, um dispositivo de amostra é montado com segurança na mesa de vibração. Esta por sua vez deverá ser capaz de testar o dispositivo considerando:

  • Variação da frequência de vibração de 10 a 250 Hz.
  • Variação da densidade do espectro de energia de carga G;
  • Sentido de vibração: o teste é feito vibrando o eixo vertical do dispositivo, uma vez que ele é montado no veículo dessa forma;
  • Duração do Teste: o teste possui a duração de 6 horas;

2.1 – Requisito para Aprovação SAE J575 no Teste de Vibração

Após a conclusão do procedimento de teste de vibração, ao rotacionar o dispositivo, não podem ser observados rachadura ou ruptura de partes do dispositivo, frouxidão das peças (não pode haver barulho quando a montagem da peça for sacudida). A rachadura ou ruptura de partes do dispositivo afetando sua montagem também será evidenciada como falha.

3 – Teste de Umidade em Atendimento ao Padrão SAE J575

Este teste avalia a capacidade do dispositivo de amostra de resistir a penetração de umidade por um spray de água e verifica a capacidade de drenagem dos dispositivos com orifícios de drenagem ou outras aberturas expostas no dispositivo.

Um dispositivo de amostra deve ser testado de acordo com o teste de pulverização de água ou teste de submersão em água, conforme aplicável.

Teste de submersão em água: O propósito do teste de submersão em água visa reduzir o tempo de teste quando este dispositivo de iluminação é vedado. Um vez realizado, os testes de submersão atestam a conformidade com todos os requisitos do teste de umidade e é aprovado no padrão SAE J575.

Teste de pulverização de água: O dispositivo deve ser girado em torno de seu eixo vertical a uma taxa de 4,0 ± 0,5 rpm com um spray de água incidindo sobre o dispositivo por um período de 12 horas.

Após este período, a rotação e o jato de água são desligados e o dispositivo permanece no equipamento de teste por mais 1 hora de forma a permitir a drenagem de água. Após a conclusão do período de drenagem, o interior do dispositivo é observado para verificar se houve o acúmulo de umidade.

Se houver algum embaçamento interno na lente ou qualquer indício de umidade, esta acumulação deve ser extraída e medida ou calculada e documentada para o relatório SAE J575.

3.1 – Requisito para Aprovação SAE J575 no Teste de Umidade

No teste de pulverização de água, o acúmulo de umidade em um dispositivo de teste com um volume interno de 7000 ml ou menos deve ser de 2 ml ou menos. Para dispositivos com maiores volumes internos, o acúmulo máximo permitido deve ser de 0,03% do volume interno total do dispositivo.

No teste de submersão em água, haverá falha se ocorrer: a) quaisquer bolha observadas emanando do dispositivo durante a submersão, b) se imediatamente após a submersão, ocorrer qualquer vazamento de água do dispositivo, ou c) qualquer bolha de água no interior do dispositivo for formada.

4 – Teste de Poeira em Atendimento ao Padrão SAE J575

Este teste é realizado no interior de uma câmara de ensaio com forma cúbica e medidas mínimas de 0,9 a 1,5m de cada lado. O fundo da câmara possui um compartimento para ajudar na coleta da poeira.

O volume da câmara interna, não incluindo o fundo “em forma de funil” possui no máximo 2 m3 e é carregado com 3 a 5 kg de pó de teste. A câmara então agita o pó de teste por meio de ar comprimido ou ventiladores de modo que o pó se espalhe por toda o câmara.

De acordo com o padrão SAE J575, o pó de teste usado deve ser cimento em pó fino de acordo com a norma ASTM C 150-84.

O pó de teste é então agitado por jatos de ar comprimido ou soprador(es) em intervalos de 15 minutos por um período de 2 a 15 segundos e a duração do teste dura 5 horas.

Após a conclusão do teste de exposição à poeira, o exterior do dispositivo deve ser limpo e a intensidade luminosa máxima medida para verificar se houve alguma alteração. Tudo é registrado para o relatório SAE J575.

4.1 – Requisito para Aprovação SAE J575 no Teste de Poeira

O produto será aprovado no teste de poeira se a intensidade luminosa máxima medida após o teste de exposição à poeira for de pelo menos 90% do máximo inicial de intensidade luminosa medida antes do teste.

5 – Teste de Corrosão em Atendimento ao Padrão SAE J575

Este teste avalia a capacidade do dispositivo de amostra em resistir à corrosão, o que prejudicaria a característica funcional do dispositivo. De acordo com o padrão SAE J575, são vários os testes que devem ser feitos dependendo do tipo de material aplicado no dispositivo. Veremos a seguir:

5.1 – Teste com Solução Salina para Dispositivos Metálicos

Para este teste, é utilizado um gabinete de névoa salina, operando nas condições especificadas pela ASTM B 117-73. Um dispositivo de amostra então é montado no acessório de teste e submetido a essa névoa a fim de que seja averiguada a resistência.

O dispositivo deve ser submetido por um período de 240 horas e após este período, o dispositivo ainda descansa na câmara por um período de secagem de 1 hora e só depois ele é examinado quanto à corrosão e verificado o atendimento ao padrão SAE J575.

5.2 – Teste com Fluidos para Dispositivos com Lentes de Plástico ou Tampas Externas

Este teste se aplica apenas a dispositivos de luz com lentes de plástico ou tampas externas. Este teste é conduzido aplicando-se diferentes fluidos no dispositivo à temperatura ambiente (23 °C ± 4°C). Os fluidos de teste são:

  • Fluido de lavagem de pára-brisa (concentração de 50% em volume de metanol / base detergente, 0,16% de etanolamina)
  • Anticongelante (concentração de 50% em volume de etilenoglicol em água)
  • Gasolina sem chumbo simulada (fluido de teste ASTM D 471-79 Combustível de referência “D”).

A Aplicação é feita com um pano umedecido no fluido e posteriormente passado no dispositivo. Após a aplicação dos fluidos de teste, o dispositivo é colocado em descanso por um período de 48h e após este período é limpo com um pano de algodão macio e seco. A superfície é então verificada e são feitos os registros para o relatório SAE J575.

5.3 – Teste de Resistência Química para Refletores de Faróis e Lâmpadas de Neblina

Com o dispositivo no suporte de teste e a lente removida, são aplicados os seguintes fluidos de teste no refletor:

  • Limpador de vidros disponível comercialmente;
  • Removedor de alcatrão (consistindo em volume de 45% de xileno e 55% de álcool mineral à base de petróleo);
  • Removedores minerais;
  • Fluidos diferentes da água contidos nas instruções do fabricante para limpar o refletor.

A aplicação é feita com um pano umedecido no fluido e posteriormente passado no dispositivo. Após o dispositivo ser sido limpo do fluido de teste, ele fica em descanso por 48h a uma temperatura de 23°C ± 4°C e umidade relativa de 30% ± 10%.

No final das 48 horas, o dispositivo deve ser limpo com um pano de algodão macio, seco e inspecionado. A superfície é então verificada e são feitos os registros para o relatório SAE J575.

5.4 – Teste de Empenamento em Dispositivo com Componentes de Plástico

Este teste avalia a capacidade dos componentes de plástico do dispositivo de amostra de resistirem a danos devido à fonte de calor. O dispositivo de amostra é montado no dispositivo de teste e a(s) fonte(s) de luz são operadas na tensão de projeto e cicladas, variando-se o calor pelo período de uma hora.

Após a conclusão do teste, o dispositivo é examinado visualmente quanto ao empenamento dos componentes de plástico e são feitos os registros para o relatório SAE J575.

5.5 – Teste de Ciclo Térmico

Este teste se aplica a faróis e faróis de nevoeiro que possuem uma lente de plástico, um refletor de plástico ou ambos. No teste, o farol é exposto a um perfil de ciclo térmico onde a temperatura mínima é -40 °C e a temperatura máxima é de 50°C.

Para o teste, são realizados 10 ciclos onde cada ciclo possui duração de 8 horas. No final, o dispositivo é verificado e são feitos os registros para o relatório SAE J575.

5.6 – Teste de calor interno

Este teste se aplica a faróis e faróis de nevoeiro. Uma mistura de sujeira, consistindo de cimento Portland (de acordo com ASTM C 150-84) com água destilada ou deionizada é aplicada uniformemente na face da lente e deixada secar.

Então liga-se o dispositivo e verifica-se a intensidade da luz máxima no padrão de feixe foi reduzida para 25% ± 2% do valor original considerando a potência total da lâmpada. A fim de atingir estes números, a mistura pode ser aplicada uniformemente por pulverização ou pincel.

O conjunto do farol então é energizado em seu modo de operação contínua de maior potência e colocado em uma câmara a 35°C ± 3°C com ar estacionário. A duração do teste é de 1h e após o teste de calor interno, a face da lente é limpa, o dispositivo é verificado e são feitos os registros para o relatório SAE J575.

5.7 – Teste de Impacto

Este teste se aplica a faróis e faróis de nevoeiro com lentes externas de plástico ou coberturas externas.
No teste, o acessório deve ficar sobre uma base rígida (como uma base de madeira de carvalho) e um impacto deve ser aplicado à lente do farol ao longo de um eixo mecânico.

Para tanto é utilizada uma esfera de aço com 23mm de diâmetro (aproximadamente 50 g) que cai livremente, sem forças laterais, de uma distância de 40cm acima da lente. No final, o dispositivo é verificado e são feitos os registros para o relatório SAE J575.

5.8 – Teste de Abrasão em Farol de Plástico e do Material da Lente da Lâmpada de Neblina

Neste teste, um dispositivo é montado na máquina de teste de abrasão conforme e é submetido a 20 ciclos de abrasão. No final, o dispositivo é verificado e são feitos os registros para o relatório SAE J575.

5.9 – Requisito para Aprovação SAE J575 no Teste de Corrosão

O Dispositivo será aprovado no teste de corrosão caso não apresentar corrosão nos testes de 5.1 a 5.8.

 

Referências:
https://www.sae.org/
Carlos Moura

Carlos Moura

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