Entenda Definitivamente o SAE J595 e SAE J845

A finalidade deste artigo é explicar em termos básicos os padrões SAE e entender as diferenças entre 2 padrões: o SAE J595 e o SAE J845. Você verá como eles são elaborados, quando são utilizados e a diferença entre as três classificações SAE aplicadas em sinalizadores de advertência.

SAE significa Society of Automotive Engineers e é composta por vários grupos de trabalho de engenheiros automotivos e de iluminação. Trabalham em conjunto com fabricantes e outros especialistas a fim de definirem padrões. Sendo assim, a SAE define os padrões para praticamente tudo em um veículo, abrangendo características como o quão brilhante ou fraca uma luz de freio pode ser, o tipo de material utilizado nas lentes, o desempenho térmico do produto, a especificação de cor (essa luz de freio vermelha é realmente vermelha ou possui uma tonalidade rosa?).

Embora padrões SAE não sejam lei a serem seguidos em algumas áreas, estes sistemas de padrões compilam as melhores práticas aplicadas em produtos automotivos ao qual todo o mundo (fabricantes e consumidores) voltam sua atenção. Dessa forma, uma publicação do número SAE geralmente fornece critérios para que qualquer pessoa seja capaz de fazer uma boa comparação de igualdade e condições entre dispositivos que emitem luzes veiculares.

1 – Introdução aos Padrões SAE J595 e SAE J845

SAE J595 e SAE J845

A SAE publica milhares de padrões, cada um com uma numeração. Dentro de cada padrão, geralmente existem “Classes” que especificam o desempenho. Assim, quando um fornecedor diz que seu produto é “Compatível com SAE”, ele também deve especificar o número do Padrão e a Classe. Sem ele, o termo “compatível com SAE” não tem sentido.

De acordo com o padrão SAE, existem 3 níveis de classes: Classe 1, Classe 2 e Classe 3. Antes de explicarmos as diferenças entre as três classes, vamos começar entendendo como os padrões SAE J595 e J845 são determinados.

2 – Compreendendo os Padrões SAE J595 e SAE J845 Aplicada em Sinalizações de Advertência

Os padrões SAE J595 e J845 são determinados fazendo-se o uso da unidade de medida SI (Sistema Internacional), Candela. Candela (cd) é uma medida de brilho quantificável e se refere à intensidade de um único feixe de luz em uma determinada direção.

Os padrões SAE dependem de candelas para criar suas classificações porque as luzes de advertência automotivas normalmente utilizam feixes de luz concentrados com a finalidade de alertar o tráfego da proximidade de perigo ou perigo potencial.

Utilizar outra unidade de medida, como lumens que é utilizado para lâmpadas incandescentes, seria ineficaz, pois lumens representa a área total iluminada por um tipo de luz em vez da distância da qual a luz pode ser vista.

Imagine uma lâmpada incandescente padrão com alto valor de lúmen colocada no topo de uma ambulância. Embora pudesse iluminar com sucesso a área ao redor da ambulância, provavelmente faria muito pouco a função de alertar veículos distantes sobre uma situação de emergência.

No entanto, quando uma ambulância utiliza um feixe de luz focalizado com baixo valor de lúmen, mas com alto valor de candela, a luz pode ser vista a quilômetros de distância. Simplificando: quanto maior o valor da candela, maior a intensidade e a visibilidade de uma luz em longas distâncias. Na Figura abaixo podemos ver as diferenças das unidades de medidas:

lumens, candela, lux
Figura: Diferença entre candela, lumen e lux. (SAE J595 e SAE J845)

3 – Qual é a Diferença Entre os Padrões SAE J595 e SAE J845?

Ao escolher a melhor luz para uma aplicação, você pode encontrar os identificadores SAE J595 e SAE J845 seguidos por Classe 1, Classe 2 ou Classe 3. É importante observar que esses títulos (SAE J595 e SAE J845) se referem à funcionalidade da luz enquanto que as classificações SAE são equivalentes tanto na SAE J595 quanto na SAE J845. Para diferenciar bem as 2, vejamos a imagem abaixo:

  • Padrão SAE J595 refere-se a luzes de advertência ópticas piscantes direcionais (pense em uma lanterna apontada em uma única direção).
SAE J595 e SAE J845
Figura: SAE J595
  • Padrão SAE J845 refere-se a luzes de advertência óticas de 360 ​​graus ou omnidirecionais (pense nos sinalizadores giroflex de veículos de emergência).
SAE J595 e SAE J845
Figura: SAE J845

Veja que a distinção entre essas duas categorias está na direção da luz. Direcional, que só é visível de uma determinada direção, ou omnidirecional, que é visível por todas as direções. Como falado anteriormente, embora essas categorias sejam distintas, a intensidade da luz é medida da mesma forma. Portanto, uma luz de advertência SAE J845 Classe 1 e uma luz de advertência SAE J595 Classe 1 podem ser iguais na saída em termos de candela (intensidade) sendo que a única diferença entre elas é que a luz de advertência SAE J595 Classe 1 pode ser vista apenas de uma direção singular, enquanto que a luz SAE J845 Classe 1 pode ser vista de todas as direções (360 graus).

4 – Qual é a diferença entre as luzes de advertência SAE Classe 1, SAE Classe 2 e SAE Classe 3?

Luzes de advertência SAE Classe 1

As luzes de advertência SAE Classe 1 são mais frequentemente aplicadas na sinalização de veículos de emergência, como viaturas de polícia, bombeiros e ambulância. Por normatização, um módulo de sinalização visual (luz) que recebe um laudo SAE Classe 1 deve possuir um valor de candela maior que 8.100 cd-s/m, com alguns chegando perto de 48.000 cd-s/m.

As luzes SAE Classe 1 são 4 vezes mais intensas do que as luzes SAE Classe 2 e 10 vezes mais intensas do que as luzes SAE Classe 3 e justamente por ser muito mais eficiente em termos de distância ela é aplicada a sinalizadores de advertência que precisam de alertar situações de emergências com o intuito de alertar, abrir ou limpar o tráfego de veículos em determinado local.

SAE J595 e SAE J845
Figura: Diferenças entre as classes. SAE J595 e SAE J845

Luzes de advertência SAE Classe 2

Luzes de advertência SAE Classe 2 são comumente aplicadas em veículos utilitários e de serviço que se movem na velocidade de tráfego ou abaixo dela. Os valores de Candela nesta classe variam de 1981 a 8099 cd-s/m.

Os veículos que se movem lentamente ou bloqueiam o tráfego geralmente possuem luzes de advertência com um valor de candela próximo a 4.500 cd-s/m. As luzes SAE Classe 2 são aproximadamente 2,5 vezes mais brilhantes do que as luzes SAE Classe 3.

Luzes de advertência SAE Classe 3

As luzes de advertência SAE Classe 3 possuem a menor intensidade de luz das três classes SAE e elas são normalmente aplicadas em interiores (dentro de edificações onde há pouca ou nenhuma luz solar).

As sinalizações de advertência de classe 3 podem ser aplicadas também em empilhadeiras, maquinário especializado ou locais onde há a necessidade de captar a atenção das pessoas como feiras ou eventos internos.

Também é bom reforçar que os requisitos de classificação de luz de advertência variam de acordo com a jurisdição e a aplicação. Recomendamos que você consulte sua jurisdição local para determinar qual classificação de luzes é apropriada para sua aplicação.

No entanto caso houver especificado em um edital de aquisição de sinalizador de advertência que o mesmo deverá cumprir a SAE J595 Classe 1, o sinalizador não poderá apresentar menos do que 8.100 cd-s/m.

Referências:
https://www.sae.org/
Carlos Moura

Carlos Moura

Deixe um comentário

Sobre Nós

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Posts recentes

Página do Facebook

Mais Vistos

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Abrir Conversa
Precisa de Ajuda?
Atendimento MOBISIG
Para agilizar seu atendimento, por favor preencha os campos abaixo.

CONSULTE TAMBÉM NOSSAS PROMOÇÕES!

CNPJ:
Nome da Empresa:
Seu Nome:
Segmento:
Email:
Indústria/Tipo:
Revendedor ou Prestador de Serviço:
Produto do seu Interesse: