Os caminhões dos bombeiros, assim como os carros da polícia, possuem a missão de atender chamados de emergência e serem capazes de chegar a seus destinos o mais rápido e seguro possível, utilizando para isso todos os meios disponíveis.
No Brasil, é lei que os motoristas se desloquem para a direita ou para a esquerda e parem assim que virem as luzes de um veículo de emergência piscando em sua direção.
As sirenes e giroflex de bombeiros instaladas no veículo são responsáveis por chamar a atenção com suas luzes mostrando a localização específica do veículo.
Estes componentes são cruciais para ajudar os socorristas a chegar ao local do incidente no menor tempo possível.
Os bombeiros fazem muito mais hoje em dia do que apenas apagar incêndios e tirar gatos de árvores. Eles são acionados quando há um acidente de trânsito com vítimas graves ou quando há acidentes com resíduos perigosos.
No local do acidente eles focam em apagar um incêndio ou em uma parte específica de um veículo empregando cortadores de ferragens que abrem passagens para remover passageiros dos destroços.
Eles também são treinados para lidar com situações adicionais, como situações de explosões. Por estas e muitas outras funções, devem ser utilizados sirenes, luzes e giroflex de bombeiro que auxiliam em situações de emergência, desde o deslocamento do veículo até a iluminação do local assim que eles chegam e direcionando uma área específica para que eles possam executar uma suas muitas funções.
1 – Tipos de Luzes e Giroflex de Bombeiros
Os bombeiros são treinados em primeiros socorros e na utilização de técnicas de emergência para cuidar das vítimas até que elas cheguem ao local de atendimento dos médicos.
Portanto, um veículo de resgate deve possuir um giroflex de bombeiro de alta potência, confiável e de longo alcance que utilize uma luz forte e constante para iluminar o local de acidente.
Nada é mais importante do que a luz quando um incidente ocorre, principalmente se for a noite. Adicionalmente, os socorristas devem ter iluminação suficiente para realizar os trabalhos para os quais são altamente treinados!
A Luz estroboscópica que integra o giroflex de bombeiro não são apenas essenciais, mas obrigatórias em um veículo como um caminhão do bombeiro que trafega rapidamente pelas ruas a caminho de uma emergência.
Com relação às características, cada luz de um giroflex de bombeiro pode possuir até 30 padrões de flash (estroboscópico) que podem ser conectados e realizar funções de alternância e sincronismo, criando uma série complexa de luzes piscantes de tirar o fôlego e que são altamente visíveis a longas distâncias.
Já entendemos que os caminhões de bombeiros devem ser bem visíveis aos motoristas que se aproximam para que assim todos os veículos possam sair do caminho dessas máquinas enormes.
Assim, a montagem de várias barras de luz (giroflex de bombeiro) ao redor do perímetro da cabine dupla ou tripla desses caminhões é uma aplicação comum que as corporações lançam mão.
Também é comum serem montados na parte traseira e nas laterais fechando assim um círculo completo de luz no veículo. A Mobisig possui vários tipos de sinalização em LED e uma variedade de tipos de montagem que transformarão um caminhão de bombeiros em um enorme farol de luz piscante.
2 – Cores do Caminhão e Cores do Giroflex de Bombeiros
Luzes vermelhas e brancas são muito aplicadas em carros de bombeiros e veículos de resgate. Neste sentido, o país e cada estado regulam fortemente não apenas a cor da luz, mas também a colocação da luz em veículos de emergência.
Além disso, existem regulamentos que controlam a utilização de luzes de emergência durante o deslocamento, desde a ida até a volta de um atendimento de emergência. Neste sentido é importante consultar os regulamentos dos estados que regem o uso, a cor e a localização das luzes de emergência.
A maioria dos caminhões de bombeiros devem ser totalmente equipados com giroflex de bombeiros que atendem aos regulamentos e neste sentido é necessário certificar-se dos regulamentos do estado antes de adicionar ou de equipar um veículo.
3 – História dos Caminhões de Bombeiros na América
Um pouco de história pode interessar a você. Foi Benjamin Franklin, em 1737, o responsável por criar a primeira organização de bombeiros.
Antes disso, a lei exigia que houvessem baldes de água nas proximidades de residência ou outros locais de risco, caso ocorresse qualquer incêndio criando assim uma situação de emergência.
Portando os bombeiros nessa época eram apenas brigadas com carroças e baldes de água a bordo. No entanto, em 1905, começou a haver um movimento que defendia o uso de veículos de “bombeiros” motorizados ao invés de carroças puxadas por cavalos.
Assim, a Knox Automobile Company em Springfield, Massachusetts construiu o primeiro caminhão de bombeiros totalmente equipado em 1906, que incluía escadas, luzes, sirenes, etc.
A Mobisig possui a sinalização de emergência correta para adequar um veículo, seja ele público ou privado. De estroboscópios minúsculos e potentes de 3 watts que podem ser embutidos em refletores, a enormes giroflex de bombeiros instalados no teto com vários recursos e opções e uma propagação de luz de 360°, temos uma ampla gama de luzes de alto desempenho e qualidade com preços excelentes.
As sirenes que possuímos também produzem o maior volume e desempenho do mercado. Entre com contato e conheça melhor nossos produtos.
Referência: https://en.wikipedia.org/wiki/Fire_engine