Antes de adquirir um sinalizador giroflex para motos, as seguintes questões abaixo devem ser consideradas:
- Qual é a finalidade das luzes de emergência?
- De que forma serão utilizadas?
- Onde serão montadas?
- Será necessário um feixe de luz forte em uma direção exata ou de uma luz de advertência que espalhe a luz por toda parte?
A ótica TIR – “Refletor Interno Total” foi o primeiro tipo de ótica do sinalizador giroflex para motos e outros veículos sendo desenvolvida em meados de 1990. Uma luz TIR funciona muito parecido com uma lanterna, pois o refletor interno captura a luz espalhada e a focaliza para frente. Como resultado, uma saída redonda e estreita é projetada percorrendo por grandes distâncias.
Ao observar um sinalizador giroflex para motos ou viatura com lentes TIR, você notará que existem sulcos ao longo das lentes. Esses sulcos possuem a função de projetar a luz em uma área mais ampla, pois a ótica TIR é projetada para proporcionar uma saída estreita e redonda de luz. Essas saliências funcionam e é possível fazer combinações de posicionamento de óticas TIR a fim de obter mais iluminação angular.
A ótica TIR de maior e melhor aplicação no sinalizador giroflex para motos ou viatura, é onde necessita-se de luz voltada totalmente para a frente, para trás ou laterais.
Outros tipos de veículos também podem precisar desse recurso. Por exemplo, um caminhão de construção estacionado na beira da estrada pode usar uma luz de ótica TIR como uma superfície voltada para trás.
Nesse caso, o motorista espera que todo o tráfego o veja em linha reta e a longa distância. O mesmo ocorre nas aplicações como giroflex para moto, onde ele é instalado na frente, laterais e traseira proporcionando uma visualização em todas as direções e uma distância longa também.
Outro termo a ser considerado ao comprar um sinalizador giroflex para motos ou veículos, é a questão da iluminação de beco. Você verá o termo iluminação de remoção ou iluminação de beco como uma opção complementar ao adequar luzes de emergência em um carro de polícia ou moto de polícia.
Este termo significa que a luzes brilhantes de emergência precisam ser direcionadas a um objeto ou pessoa enquanto os ocupantes da viatura visualizam o suspeito dentro do veículo. O que significa que a luz terá a função de ajudar a iluminar/focalizar a luz no alvo quase como um telescópio.
Referências: https://en.wikipedia.org/wiki/Emergency_vehicle_lighting