Você já se perguntou por que uma sinalização luminosa de emergência é verde e azul ou o por que todos os veículos de emergência utilizam luzes vermelhas e azuis? Para qual propósito servem as luzes de emergência?
Com certeza em algum momento nos deparamos com uma situação de estar andando com um amigo ou membro da família e de repente aparecem luzes vermelhas e azuis piscando ao redor e logo já queremos dar uma olhada rápida para a direção com a curiosidade de saber que tipo de veículo de emergência está se aproximando.
É uma ambulância? Talvez um caminhão de bombeiros? Espero que não seja um carro de polícia ou uma moto de polícia prestes a me parar por excesso de velocidade! Independentemente do tipo de veículo de emergência, sabemos que é importante encostar o carro no acostamento, para que o veículo possa passar com segurança e chegar ao seu destino o mais rápido possível.
A sinalização luminosa de emergência serve para vários propósitos importantes. O primeiro, é que ela transmite de forma visual a urgência do deslocamento de um veículo de emergência. Assim, se uma ambulância se dirige para o local de um acidente ou do local do acidente para um hospital, o giroflex de ambulância alerta os outros motoristas de sua presença, para que estes então possam manobrar o veículo abrindo passagem para a ambulância.
Em outras ocasiões, um veículo de emergência pode ser estacionado próximo ao local de um acidente ou outro local perigoso. A sinalização luminosa de emergência então alerta os motoristas de que há um problema na área, para que eles possam desviar ou reduzir a velocidade e tomar precauções extras enquanto estiverem no local.
Também há os momentos em que infelizmente algumas pessoas fazem algo errado como acelerar em uma via lenta ou deixar de obedecer a um sinal de trânsito. Nessas ocasiões, a sinalização luminosa de emergência aparecendo no espelho retrovisor permite que a pessoa saiba que um policial quer que ela encoste o veículo para que a violação ou transgressão da regra possa ser discutida e resolvida.
Existem muitos tipos diferentes de veículos de emergência em todo o mundo. Da mesmas forma, os tipos de sinalização luminosa de emergência podem variar amplamente de país para país. As sinalizações de emergência podem até variar amplamente de estado para estado e de cidade para cidade dentro de um mesmo país.
Por exemplo, em grande parte dos Estados Unidos, os primeiros carros da polícia apresentavam apenas uma única luz de emergência vermelha sem piscar, na frente do carro. A escolha do vermelho provavelmente resultou do fato de que a cor vermelha está associada a parada e alerta nos EUA.
Com o tempo, carros de polícia e outros veículos de emergência começaram a usar sinalização luminosa de emergência piscantes. Eles também começaram a adicionar outra cor: azul. Atualmente em muitas áreas, luzes vermelhas e azuis piscantes são as luzes de emergência padrão na maioria dos veículos, embora certas jurisdições ainda optem por usar outras combinações ou cores específicas para certos tipos de veículos de emergência.
Como a aplicação de luzes de emergência pode variar muito de local para local, é difícil dizer exatamente por que certas combinações de cores são escolhidas. No entanto, existem algumas teorias sobre o fato das luzes vermelha e azul serem as mais populares.
Embora a cor vermelha esteja associada a parar e advertir, as luzes vermelhas de emergência podem se perder em um trânsito intenso porque a maioria das luzes traseiras dos veículos também são vermelhas. Nessas situações, as luzes azuis realmente se destacam e ajudam a alertar os outros motoristas.
Outros estudos apontam que indicam que a luzes vermelhas podem ser mais visíveis durante o dia, enquanto as azuis podem ser mais visíveis à noite. Assim, o uso de uma combinação de luzes vermelhas e azuis intermitentes ajuda a alertar os motoristas independentemente da hora do dia.
Finalmente, alguns especialistas acreditam que o uso de sinalização luminosa de emergência contendo luzes vermelhas e azuis ajudar a resolver os problemas associados aos motoristas daltônicos. Dessa forma, as pessoas que possuem problemas para enxergar o vermelho geralmente não têm problemas para enxergar o azul e os motoristas que não conseguem ver o azul podem ver o vermelho. Assim, o uso de luzes vermelhas e azuis ajuda a alertar todos os motoristas, até mesmo aqueles que possuem daltonismo.
Referência: https://en.wikipedia.org/wiki/Emergency_vehicle_lighting#:~:text=Generally%2C%20red%20and%20white%20are,as%20per%20various%20Provincial%20legislations.